Toda atuação profissional é regida por um código de ética. Tais regras são estabelecidas pelos orgãos de classe e pelos referidos conselhos federais e estaduais. Mas desde o período de formação educacional somos convidados a compreender a dimensão ética dos nossos atos. Quanto ao valor da atuação profissional temos um descritivo singelo quando, no dia de nossa formatura, proferimos o juramento. Naquele instante, deixamos o aluno e assumimos o profissional que está sendo formado. Para nós, Psicológos, o juramento é o seguinte:
“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira,pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético.
Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”
Lembrou? Se você foi tomado pelas emoções no dia da formatura e deixou em algum lugar da memória a lembrança do seu juramento, vale a pena refletir um pouco sobre as implicações da nossa atuação profissional. Somos parte de um contexto onde cada sujeito pode colaborar para o crescimento dos nossos pares, e do ambiente como um todo.
Até a próxima
BlogPsi
Nenhum comentário:
Postar um comentário